seja bem vindo

eae galera nesse blog eu tento passa informações diariamente sobre o que rola no mundo do skate .
GO SKATEBOARD

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Revista 100% Skate Edição 25 Ano 16




CAPA: Yuri Facchini, hardflip
FOTO: André Ferrer


Matérias Principais

FOLLOW US — 51 DIAS NA ESTRADA
Texto e Fotos por André Ferrer
Uma das mais extensas e duradouras tours de skate já realizadas no Brasil. 51 dias rodando num Motor Home, por oito estados brasileiros. Impossível? A Freeday provou que não. O fotógrafo André Ferrer embarcou nessa viagem, registrou cada detalhe e conta como foi.

ENTREVISTA DENIS SILVA
Texto: Douglas Prieto Fotos: Homero Nogueira
No meio de seus quatro milhões de moradores, um filho da Zona Leste Paulistana atinge em 2011 a categoria máxima do Skate brasileiro. Denis Silva, o menino que brincava na rua e dava 'mortal no barranco' chega ao profissionalismo depois de 13 anos de Skate pronto pra continuar revirando a história

UM SONHO FLUTUANTE
Texto Vanderlei Arame Foto Allan Carvalho
Desde que me conheço por gente, ando de skate nessas ladeiras suaves que levam até as águas serenas do Riacho Grande, em São Bernardo do Campo (SP).

DC KING OF SÃO PAULO
Por Douglas Prieto
A terceira edição do DC King of São Paulo aconteceu em janeiro de 2011. Dois dias de skate intenso na capital paulista, e uma cabeça nova para receber a coroa

TRILHA SONORA - VIDEO DAYS (BLIND)
Por Douglas Prieto
Desta vez, o Trilha Sonora mexe com material sagrado. Lançado em 1991, o Video Days, da Blind de Steve Rocco, torna-se cada vez mais relevante para o Skate a cada ano que passa. Apenas cinco partes de skatistas, pouco tempo de duração, todo o descompromisso que a época permitia.

CONTEXTO - RODRIGO TX NO LARGO SÃO BENTO
Atilla Chopa
Decidir entre as capas da revista CemporcentoSKATE que fiz e falar sobre uma, me trouxe lembranças de momentos passados nas sessões que renderam uma capa.

COLUNAS
- CALÇADA por Douglas Prietos: “O Risco”
- C’EST LA VIE por Rodrigo K-b-ça: “Sonhos...”
- Cº 365 por Fabio Bitão: “Coping Novo Vida Nova”

CONCHA
- THE GRUNGE REVENGE - Smolder Speaker [ independente ]
- HUMAN TRASH - It’s Not Human, It’s Human Trash [ Mamma Vendetta ]
- PASTEL DE MIOLOS - Da Escravidão ao Salário Mínimo [ Pisces Records ]

COLAÇÃO DE GRAU
Pedro Henrique Biagio Moura (Maringá-PR); Rafael Franca "Two" (São Paulo - SP)

Acesse: CEMPORCENTO SKATE

Marcelo Bastos luta pelo Bicampeonato no Oi Vert Jam


Atual campeão mundial, atleta tem menos de dois anos de trajetória profissional.



Nascido em São Paulo, foi no Rio de Janeiro que Marcelo Bastos se revelou para o mundo. Sua vitória no Oi Vert Jam em 2010 surpreendeu a todos. Provando que aquele seria seu ano, continuou acumulando bons resultados ao longo da temporada, sagrando-se campeão mundial da modalidade na última etapa do circuito, em Berlim. Entre os dias 4 e 6 de março, o atleta está pronto para começar a luta pelo bicampeonato mundial no Oi Vert Jam, a etapa brasileira que abre Circuito Mundial da World Cup Skateboarding (WCS).

“Não imaginava que pudesse ser campeão mundial. Foi no Oi Vert Jam que me deu o clique de que era possível, já que foi a primeira competição de nível internacional que ganhei, competindo com os principais skatistas do mundo.

Nada mal para um atleta que começou no circuito profissional em 2008 e teve seu primeiro contato com o skate com apenas 15 anos. “Meu primeiro esporte foi o iatismo. Cheguei a disputar o campeonato brasileiro de optimist e fui até campeão paulista. Um dia, um amigo que velejava comigo me emprestou seu skate e depois disso, não quis saber de outra coisa. Larguei a vela e abracei a pranchinha”, conta o atleta, hoje com 23 anos.

Morando atualmente em San Diego, o atleta descobriu sua paixão por outro esporte radical, o snowboard. “O curioso é que a modalidade de que mais gosto no snowboard é o park, enquanto, no skate, só curto o vert mesmo”, diz. Para a nona edição do Oi Vert Jam, Marcelo promete novidades: “Aprendi recentemente umas manobras de 720° que pretendo encaixar no campeonato”.

Outros brasileiros prometem dar bastante alegria ao público. Entre eles, vale citar o pentacampeão mundial Sandro Dias, o bicampeão mundial Bob Burnquist e o jovem talento Pedro Barros, de 15 anos. As estrelas internacionais do Oi Vert Jam serão os americanos Andy Macdonald, Danny Mayer, Elliot Sloan, Alex Perelson e Anthony Furlong. Também estarão no Rio o australiano Renton Millar, o inglês Paul Luc Ronchetti e o francês Jean Post

O Oi Vert Jam terá transmissão da SporTV na sexta-feira e no sábado. Domingo, a TV Globo transmite a final do skate individual, no Esporte Espetacular.

O evento é uma realização da Maxsports, tem o patrocínio da Oi, Sprite e Volkswagen. A HD é a marca esportiva oficial. O apoio é da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O Oi Vert Jam é considerado um dos eventos de esporte radicais mais duradouros do Brasil. No calendário oficial da Cidade do Rio de Janeiro há nove anos, o campeonato é um dos eventos mais aguardados do verão carioca. Há anos tem sua estrutura montada no Parque dos Patins, contando com a beleza da Lagoa e do Corcovado como cenário para manobras para lá de radicais. Na primeira edição, em 2002, o título ficou com Sandro Dias, o Mineirinho. Em 2003, o dinamarquês Rune Glifberg se tornou o primeiro estrangeiro a vencer o torneio. Por causa de uma mudança de datas, o campeonato não aconteceu em 2004, sendo realizado em janeiro de 2005 com vitória de Bob Burnquist. O ano de 2006 marcou o tricampeonato do skatista carioca. Já em 2007, Sandro Dias voltou a brilhar. Bob Burnquist levou o quarto título do Oi Vert Jam, em 2008. O skatista Renton Millar desbancou a hegemonia brasileira, em 2009, e, em 2010, o título ficou com o paulista Marcelo Bastos.

Fonte: PORTAL FATOR BRASIL

Entrevista com Rodil Ferrugem


Fera do skate vira ´consultor´ da modalidade e lança curso em Fortaleza.



Você diz que os resultados não são tão importantes para você, que compete por prazer?

O skate é um esporte bem diferente de muitos que estão por aí, como automobilismo, motocross ou até o próprio futebol. Ele proporciona algo que só quem pratica o esporte sabe, que é a emoção, o prazer, o amor. E por isso que me referi em algumas entrevistas que as competições e as premiações não são o mais importante de tudo isso. E sim a satisfação de eu me superar e provar para mim mesmo que, apesar dos 32 anos, ainda sou um cara bastante competitivo e que posso estar no lugar mais alto do pódio. Acho que essa é que é minha maior motivação.

Com 22 anos de carreira, vários títulos, como o bicampeonato mundial, qual a força para ainda seguir no esporte?

Minha vida mudou bastante. Fazem 10 meses que estou casado, nasceu minha filha Vitória agora há pouco, eu acho que toda motivação que até então estava se perdendo no decorrer da minha carreira, voltou com todas essas mudanças. E por esse motivo falo que quero chegar ao tricampeonato mundial, chegar ao décimo segundo título brasileiro, porque a chegada de Vitória me deu muita motivação e hoje estou com as baterias bem carregadas porque essa nova fase da minha vida mudou muitas coisas e me fez retornar toda a garra que eu tinha no começo da minha carreira.

Ferrugem, você já pensou na aposentadoria?

É cara, é meio difícil falar. Na semana passada nós tivemos a aposentadoria do Ronaldo Fenômeno. Claro que são proporções diferentes, do skate e do futebol, mas eu acho que o que eu quero para minha vida é conseguir encerrar a carreira de atleta profissional no auge. E por esse motivo estipulei dois anos para me aposentar, porque tenho certeza que com o nível de skate que tenho e com o potencial que ainda estou demonstrando nas competições, consigo levar aí mais uns dois anos de competição estando na cabeça da galera, estando no topo do pódio, sempre. Mas isso é algo que a gente só vai ver no decorrer do tempo.

Mas a aposentadoria é um decisão difícil de tomar, certo?

É difícil, mas eu digo abandonar as competições no sentido de não estar competindo com a mesma garra que hoje tenho demonstrado nos campeonatos. Mas isso é um lado muito bacana a gente falar porque muitas pessoas pensam que a carreira de um atleta profissional termina quando ele para de competir. E hoje o Ferrugem, Sandro Dias, Bob Burnquist, estão aí mostrando que o skate é muito mais do que somente uma carreira de atleta, porque hoje nós estamos vivendo um momento muito forte no esporte, onde o mercado está muito aquecido, a molecada está curtindo pra valer. E mesmo com a aposentadoria a gente vai continuar no meio do skate com as nossas empresas, lançar produtos com o nosso nome, aproveitando tudo que a gente conquistou, mas de uma forma lucrativa. Fora das competições, sim, mas explorando o lado empresarial do skate.

Além do reconhecimento, o skate lhe deu condição para uma aposentadoria tranquila?

Sem dúvida. Eu já tenho uma programação na minha vida, graças aos meus pais. A grande maioria dos atletas não tem carteira assinada, ou algo assim, mas com a cabeça que eu tive consegui administrar todo o dinheiro que ganhei, tendo investimento, abrindo meu negócios - Ferrugem Skateboard e uma importadora de motocicletas -, tendo minha previdência privada. Então, eu e os atletas já citados vamos nos tornar referência para essa nova geração, para que façam um trabalho igual ou melhor do que o nosso.

E a importância do Curso de Capacitação em Iniciação em Skate da Sesporte?

É importante, porque não adianta só ter pistas - no Ceará são 25 pistas -, ou campeonatos, mas a gente precisa contar com pessoas que entendam de tudo disso. Nós já tivemos a palestra do André Viana Figueiredo, presidente da Federação de Skateboard do Rio de Janeiro e hoje (ontem) é minha vez. O curso de capacitação da Sesporte prossegue até amanhã.

*Rodil Ferrugem é Skatista Profissional

Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE

Skate é Skate


São Bernardo do Campo é um dos berços do skate, um dos lugares mais fáceis de se descobrir um lugar abandonado, um galpão, um hospital ou, até mesmo um shopping.



Mas desta vez tivemos a sorte de encontrar uma fábrica, recheada de picos por todos os lados. E essa foi a deixa para os skatistas de São Berna mostrarem o skate no pé.

Rafael, Joãozinho, Kaue Cossa, Rafael Horse, Willian New, Thiaguinho e Gustavo Paiva são alguns dos amadores que estão mostrando como anda o skate aqui em SBC. Tivemos até a presença do profissionais Vanderley Arame e Márcio Tarobinha, que também mostraram que skate é diversão, independente do lugar.

Confira todas as fotos na matéria da VISTA

Skate é skate!

Fonte: VISTA