seja bem vindo

eae galera nesse blog eu tento passa informações diariamente sobre o que rola no mundo do skate .
GO SKATEBOARD

sexta-feira, 20 de maio de 2011

NIKESB faz sua Primeira Campanha com Skatista Brasileiro

Ação para lançar o Dunk Mid Pro SB traz Fabio Cristiano como protagonista.



O skatista Fabio Cristiano é a estrela da nova campanha da Nike SB para lançar o Dunk Mid Pro SB. É a primeira vez que um skatista brasileiro participa de um anúncio da marca. As fotos realizadas para o lançamento do tênis mostram Cristiano em pontos inusitados da cidade de São Paulo, como a Avenida Anhaia Melo e a parte de baixo do viaduto da Avenida dos Bandeirantes.

Foi necessário um final de semana inteiro para produzir as imagens e vídeos em vários pontos da cidade previamente escolhidos pela equipe de produção. Assim como em uma sessão de skate, o atleta precisou acertar as manobras no mesmo momento em que o fotógrafo disparava o clique. Outro desafio foi coordenar a luminosidade com o movimento de carros e pessoas nas ruas. Essa atmosfera street é exatamente o que a Nike SB pretende realçar, e o que o Dunk Mid Pro SB representa.

Os anúncios mostram o novo Dunk Pro, um verdadeiro ícone da Nike SB, que acaba de ser reformulado e chega ao País nas versões de cano baixo e médio. Adotado por skatistas no fim dos anos 80, o modelo se tornou uma das mais importantes referências em design de tênis para a prática do esporte. Desenvolvido originalmente para o basquete em 1985, o Dunk Pro ganhou espaço entre skatistas, que encontraram nele o estilo de rua aliado a um tênis que poderia ser utilizado para a prática do esporte.

Com poucas alterações desde o seu lançamento, a Nike SB incorporou, em 2002, a tecnologia Zoom Air no solado do calçado e uma língua acolchoada. Agora, às vésperas de completar uma década de existência do modelo, a marca decidiu fazer grandes alterações em sua estrutura. O Nike Dunk SB PRO chega ao mercado com o solado inteiramente redesenhado para proporcionar melhor aderência ao skate. A entressola foi removida e preenchida com um material de amortecimento mais leve e flexível, chamado Phylon, o que reduziu ainda o peso do calçado e aumentou a sensibilidade com o skate. Outra alteração importante foi a eliminação de alguns pontos de pressão próximos aos dedos.

“Por ter um cano um pouco mais alto, o Dunk Mid Pro oferece mais segurança. A sola de látex adere bem mais. É um tênis perfeito para andar de skate”, explica Fábio Cristiano.

Por: Luiz Pattoli
Guanabara Agência de Comunicação

Os melhores skatistas do mundo já estão confirmados para o Ceará World Cup Skateboard 2011


Os principais nomes do street skate do Brasil e do mundo estarão em Fortaleza entre os dias 26 e 29 de maio para a disputa do Ceará World Cup Skateboard 2011, válido pela 3ª etapa do Circuito Mundial da WCS de Street Skate Profissional e pela 1ª etapa do Circuito Brasileiro CBSk.



O evento acontece na Pista de Skate do Parque do Cocó, na avenida Raul Barbosa. Cerca de 50 atletas devem competir e representar países como Brasil, Argentina, EUA, Bélgica e República Checa.

Além das emoções da estreia do Circuito Brasileiro, os atletas nacionais garantem uma grande disputa pelo título do mundial em Fortaleza. O paranaense Rodolfo Ramos "Gugu" é o atual campeão mundial e está em 10º lugar no ranking. O seu conterrâneo Rodil “Ferrugem” já foi bi-campeão mundial e 11 vezes campeão nacional. Além deles, Tulio de Oliveira, Danilo do Rosário e Paulo “Galera” estão pré-selecionados e prometem dar trabalho aos competidores estrangeiros.

Os três atuais líderes do ranking mundial da WCS 2011 estão na disputa. Austen Seaholm (USA), Tomas Vintr (CZE) e Milton Martinez (ARG) vão competir ao lado de outros grandes nomes do skate no mundo, como Philippe Zwijsen (BEL) e Tyler Hendley (USA), garantindo um grande espetáculo.

O Ceará é destaque no skate mundial recebendo a terceira etapa do Circuito Mundial de Street Skate. As primeiras etapas aconteceram na Estônia e na China. As próximas acontecem na Itália, Reino Unido, Bélgica e Alemanha.

As provas do Ceará World Cup Skateboard são na modalidade street, em que os atletas realizam manobras numa pista que reproduz obstáculos da arquitetura urbana. Considerada a categoria mais praticada do skate, as manobras do street têm como critérios de avaliação: variedade, dificuldade, conclusão e ritmo, além do aproveitamento da pista, estilo e criatividade.

As inscrições já podem ser feitas e o valor é de US$ 120,00 (cento e vinte dólares) para quem se inscrever antecipadamente (até quarta-feira, 25 de maio) e de US$ 150,00 (cento e cinqüenta dólares) no local do evento a partir de quinta-feira, 26 de maio.

O Ceará World Cup Skateboard 2011 é um evento oficial da World Cup Skateboarding (WCS) e da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), com apoio da Federação Cearense de Skate (FESk) e da Expresso Guanabara. A realização é da T’ai Produções e Eventos, com patrocínios do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte e do Banco do Nordeste.

PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira – 26 de maio
16 às 20h - Treinos livres para inscritos

Sexta-Feira – 27 de maio
16 às 17h - Treinos livres para inscritos
17 às 21h – Eliminatórias

Sábado – 28 de maio
16 às 17h – Treinos Livres para os pré-classificados e os 20 melhores da fase Eliminatória
17 às 20h – Semifinal

Domingo, 29 de maio
16 às 18h – Treinos finalistas
18 às 19h – Final
19h20min - Premiação

Divulga Ação
Isabelle Vieira – Assessora de imprensa
Avenida Dom Luis, 500 - sala 1411 - Aldeota - Fortaleza - CE - Cep: 60160-230 - www.divulgaacao.com
Fone: (85) 3458.1235 - 3458.1167 - 7811.1662 - 8888.1167 - divulgaacao@gmail.com

Acesse o site da entidade CBSk

Skatista Paulista Gabriel Machado




Skatista: Gabriel Machado Biel
Idade: 12 anos
Tempo de skate: 9 anos
Manobra: Fake Stale Fish
Patrocínio: Efa Tênis e apoio Naras Pads
Local: Circuito Flash Power
Cidade: São Bernardo do Campo/SP
Foto: Flávio Nascimento

"O Biel está numa nova fase no skate, agora andando no vert e a cada dia evoluindo mais, isto é muito bom!!" - Wagner, pai do Biel

Se você tem uma foto e/ou vídeo interessante e de qualidade, envie para o e-mail [ marcos@campeonatosdeskate.com.br ] com todos os dados acima.

As fotos e/ou vídeos serão analisados para divulgação e não serão aceitas fotos editadas.

Julgamento: A Caixa Preta do Skate


Há uma questão relativa ao skate que quase ninguém gosta de abordar, ou o faz de maneira radical demais pra ser levada a sério. Realmente, por mais problemas que se possa ter nesse quesito, não dá pra ir muito adiante em debates que se iniciam por termos como "roubalheira", "palhaçada" ou "bicaram fulano". Pra criticar, é preciso ter um mínimo de critério e lógica senão fica parecendo muito mais uma birra do que um debate saudável.

Sendo assim, cabe a pergunta: Por que é tão difícil de se estabelecer de uma vez por todas um critério de julgamento coerente pra campeonatos de skate?!

É bem verdade que a CBSk tem cursos de juízes e procura uniformizar os critérios de julgamento, algo que não havia sido tentado antes nas primeiras gestões da entidade - e por nenhuma outra antes dela, é bom que se diga. É evidente que esse é um passo gigantesco nesse sentido, uma vez que já fazia tempos que essa necessidade se fazia cada vez mais urgente. Com maior profissionalismo vem mais responsabilidades, e o julgamento de eventos não poderia ficar à margem disso.

Rodolfo "Gugu" Ramos teve de detonar obstáculos, competidores e juízes pra se sagrar Campeão Mundial de Street.

Só que infelizmente não há ainda nenhum método que possa contrabalancear um fato consumado: julgamentos de campeonatos baseiam-se em critérios subjetivos. Ou seja, por mais que se treine, oriente e procure-se fazer com que os julgamentos sejam homogêneos, a nota a ser dada ao competidor ainda vai da cabeça de cada juiz. E é sempre um perigo quando o homem resolve impor suas vontades pessoais sobre um critério qualquer, seja quando for... Quem nunca presenciou um evento no qual os juízes foram mais "amigos" de um skatista do que de outro, ou quem jamais saiu insatisfeito de um resultado de evento, que atire a primeira pedra.

Há algum tempo, entrei em contato com 2 juízes da entidade nacional a respeito do assunto, e quis saber quais são os critérios que são levados em conta nos dias de hoje. Afinal, apesar de ter farta experiência em ter julgado eventos nacionais e internacionais, já tem algum tempo desde que fiquei sentado por horas com uma prancheta analisando as voltas dos outros. Portanto, uma reciclada cairia muito bem, certo?!

Antes tivesse sido assim. Primeiro ambos falaram aquilo que todo mundo envolvido no meio já sabe: eles julgam de acordo com "estilo, velocidade, continuidade, execução e dificuldade de manobras e aproveitamento da área de competição". Até aí, nenhuma novidade. O bicho pegou quando eu pedi que eles definissem "estilo", por exemplo, já que os outros critérios são tão óbvios que falam por si só. Nenhum dos dois soube me definir de maneira clara e objetiva o que eles considerariam como sendo um bom estilo ou, por outro lado, o que seria um mau estilo.

O cenário só piorou quando questionei dois dos juízes da WCS aos quais tenho acesso. Um deles foi vago e acabou não definindo nada, enquanto que o outro veio com o papo de "quem tem estilo, sabe o que ele é"... Perfeito - só quero ver é falar com os competidores que eles são julgados dessa forma.

Não se sabe o que mais machuca as canelas do Allan Mesquita: se o skate dele ou as bicas que leva de juízes pelo mundo afora.

Pode piorar ainda mais?! Claro que sim: perguntei também se eles criam algum tipo de expectativa antes da apresentação de alguém muito conhecido. Outra unanimidade, já que todos responderam que "não". Quando mudei o sujeito da questão pra alguém que fosse um(a) total desconhecido(a), a coisa mudou de figura. Houve quem desviasse do assunto ("ninguém é totalmente desconhecido no meio do skate hoje em dia"), e um deles deu o veredito: "é possível, mas é muito difícil de algum desconhecido me surpreender".

Deu pra entender perfeitamente como é que caras como Allan Mesquita, Sandro Dias ou Rodolfo "Gugu" Ramos são tão prejudicados em eventos ao redor do mundo.

Há alguns anos, eu e o Cesinha Chaves desenvolvemos critérios lógicos e óbvios de julgamento, baseados naquilo que vimos acontecer numa competição europeia a qual nós cobrimos na época. O guia de juízes era tão completo e abrangente que nós só tivemos três trabalhos: pedir autorização, traduzir e adaptar à nossa realidade de então. Tivemos o maior cuidado em enviá-lo pra UBS e, alguns anos mais adiante, eu mesmo enviei pra 1a diretoria da CBSk. A UBS até que nos agradeceu pelo menos, embora não tivesse adotado nenhum critério daqueles ao que eu saiba; já a galera da CBSk de então, simplesmente devolveu o documento dizendo que "uma nova era no skate brasileiro havia se iniciado, com a mínima influência possível de antigos maus hábitos do passado". Pra bom entendedor, meia palavra basta - não éramos benvindos.
Sandro Dias é pentacampeão mundial de vert, e poderia ter pelo menos mais dois títulos caso não tivessem errado tanto nos julgamentos de suas apresentações.

Quando juízes de eventos profissionais não conseguem sequer definir aquele que é o critério mais subjetivo em seus julgamentos, é porque alguma coisa está muito muito errada no ar.

Enfim, a questão é muito mais séria e profunda do que se imagina. Já passou da hora de juízes de eventos pararem de serem "amigos" ou "inimigos" de competidores, ou de julgarem algum rolé motivados por aquilo que eles "sabem que o cara (ou a mina) podem fazer" - o certo é julgar o que se vê naquele momento independente de quem seja. Da mesma forma, já deu essa história de juízes não prestarem atenção, estarem fora de condições físicas e psicológicas pra trabalharem ou de adotarem tratamento bairrista / nacionalista com quem quer que seja. Quem exige profissionalismo na hora de receber metade do cachê adiantado, e viaja-come-hospeda na aba dos outros, tem mais é que ser o mais profissional possível na hora de julgar. E na boa, não estará fazendo nada além do que sua obrigação.

Resumindo: Está na hora de uma virada de mesa em critérios pouco transparentes de julgamento de eventos de skate.

Fotos:
- Allan Mesquita - Júlio Tio Verde, PENSE SKATE
- Sandro Dias e Rodolfo "Gugu" Ramos - Internet

Entrevista com Cezar Gordo na Revista 100% Skate


Entrevista com Cezar Gordo na nova Revista 100% Skate.



Para ver todas as fotos e a entrevista completa, passe na Matriz Skateshop do Shopping Total ou na banca mais próxima da sua casa e compre logo a sua!





Fonte: MATRIZSKATE

Atenção: Evento Adiado para o mes de Agosto


Evento da Pista da Creche em São José dos Pinhais/PR, adiado para o mês de Agosto.



Aguarde uma nova data que será divulgada aqui no CampeonatosdeSkate.