seja bem vindo

eae galera nesse blog eu tento passa informações diariamente sobre o que rola no mundo do skate .
GO SKATEBOARD

segunda-feira, 20 de junho de 2011

História do Skate

Ainda não se sabe exatamente quando apareceu o Skate, mas podemos dizer que foi no princípio dos anos 60 na Califórnia.



Era em uma época aonde reinava o surf, praia e a curtição total sobre uma prancha. Mas eles queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, numa época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, o novo esporte foi chamado de sidewalk surf.

Os skates eram muito primitivos, não possuíam nose nem tail, era apenas uma tabua e quatro rodinhas.

O crescimento do esporte se deu de uma maneira tão grande, que muitos dos jovens da época adotaram ao esporte chamado skate, surgiam então os primeiros skatistas da época. Era uma época aonde o free style dominava, os skatistas usavam e abusavam deste tipo de manobra. No ano de 1965 se comercializaram os primeiros skates fabricados industrialmente e começaram as primeiras competições. Esporte então, teve seu auge em meados dos anos 70, aconteceu um fato que chocou a maior parte de todos os skatistas, a revista "Skateboarder"que era uma das mais importantes sobre o assunto, anunciou a sua mudança de planos, agora cobrindo assuntos sobre competições de Biker's.

Foi quando se deu a morte do skate, muitas pistas fecharam, e muitos abandonaram o esporte, apenas ficaram os que realmente gostam do carrinho. Ouve então que esses skatistas que perderam suas pistas, suas revistas, e tudo que era a respeito sobre eles, se lançaram a andar na rua, usando tudo que achavam no cotidiano como obstáculo, dai se deu o street skate. Em meados dos anos 70,houve o racionamento de água nos E.U.A, as pessoas esvaziavam suas piscinas, foi ai que os skatistas perceberam que essas piscinas vazias, poderiam ser ótimos obstáculos, foi ai que se deu o skate vertical.

Nos anos 80 o skate volta ao seu auge, com a inovação dos skates, e a utilização das pistas em "U" os half pipes, o skate retorna as suas origens de muitos adeptos, e com o aparecimento de vários nomes do sk8board mundial: Steve Caballero, Tony Alva, Tom Sims, entre outros contribuíram e muito para o progresso do skate. Foi aí que surgiu um garoto que com apenas 12 anos, mandava flips muito altos na rampa, um garoto magro e com um estilo muito técnico e mesmo com pouca idade já deixava todos de queixo caído, seu nome? nada mais do que um simples skatista chamado Tony Hawks.

Outro fator muito importante para o sk8 da época, foi o vídeo da Bones Brigade, onde Steve Caballero teve um papel bastante forte na sua existência. A partir dai, o sk8 nunca mais teve seu declínio, nos anos 90 foi quando o sk8 atingiu o seu auge, com muitos adeptos, produtos, e campeonatos que incentivam bastante os jovens crianças, e até os velhos dos anos 90.

Fonte: SK84EVER

adidas skateboarding Brasil 201  

Em 2011 a adidas skateboarding Brasil apresenta um novo skatista Profissional em seu time: Daniel Marques.




Em uma ótima fase, Daniel acaba de se consagrar campeão da etapa paulista do RedBull Manny Mania, seu último evento como Amador.

Daniel encerra com chave de ouro sua passagem pela categoria, onde sempre demonstrou uma vontade grande de se expressar, se diferenciando com originalidade e criatividade perceptíveis nas fotos, videos e demos, fazendo com que sua passagem para a categoria Profissional fosse uma consequência óbvia.

Para agregar a equipe nacional de Amadores, a mais nova contratação da adidas Skateboarding é Marcelo Garcia "DohDoh", de Florianópolis.

DohDoh tem um estilo leve e tranqüilo que o evidencia a cada ano e que se encaixa perfeitamente no time da marca.

Junto com Akira Shiroma, DohDoh forma uma dupla com forte identidade no skate nacional.

O ano ainda promete mais novidades, eventos e ações desenvolvidas pela adidas Skateboarding, além de dar continuidade à campanha internacional produzida por aqui no ano passado.

As imagens feitas no Brasil com toda equipe global e internacional, com Mark Gonzales , Dennis Busenitz, Silas Baxter-Neal, Nestor Judkins, Klaus Bohms, entre outros, estão sendo publicadas em anúncios da marca por todo o mundo.

Acesse: ADIDAS SKATEBOARDING

Flavio Samelo
Acesse: FLAVIOSAMELO - FLOURISTUDIO

Melhores skatistas no desafio da NESCAU® Mega Rampa

Melhores skatistas do mundo encaram o desafio da NESCAU® Megarampa, no Sambódromo de São Paulo.


Bob Burnquist bi campeão no Mega Rampa

Bob Burnquist tenta o tricampeonato e destaques do BMX enfrentam a rampa de 30 metros de altura por 100 de comprimento. Ingressos gratuitos esgotaram em apenas 19 horas.

A terceira edição da NESCAU® Megarampa consolida o evento como o maior de esportes radicais do Brasil. Prova disso, foi a distribuição gratuita dos ingressos para os dois dias da disputa, 2 e 3 de julho, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Em apenas 19 horas, os 17 mil ingressos esgotaram-se.

A NESCAU® Megarampa reunirá alguns dos maiores skatistas do mundo e destaques do BMX. Bob Burnquist, bicampeão da competição, encabeça a lista de skatistas. Lincoln Ueda, Edgard Pereira, Pedro Barros e Rony Gomes são os outros brasileiros que estarão presents. Jake Brown, Rob Lorifice, AdamTaylor e Elliot Sloan são os estrangeiros confirmados.

A prova de BMX conta apenas com gringos lutando pela melhor manobra. Kevin Robinson, Anthony Napolitan, Morgan Wade, Chad Kagy, Steve McCann e Andy Buckworth são os nomes para este ano.

A técnica dos competidores, aliada à beleza plástica das manobras e à cultura do skate no Brasil, garante um público numeroso, que sempre comparece ao Anhembi.

Em 2008, ano de estreia da Megarampa, mais de 16 mil pessoas foram ao delírio com as apresentações. Este número subiu em 2009, quando mais de 17 mil pessoas compareceram ao Sambódromo.

A Megarampa brasileira é a única instalada no Hemisfério Sul do planeta. A pista tem mais de 100 metros de extensão e quase 30 metros de altura - equivalente a um prédio de nove andares. Para montar toda a estrutura no Sambódromo do Anhembi, a Brasil1, a MaxSports, a Zoobamboo e a MRE, responsáveis pela realização do evento, precisarão de oito dias. A montagem começará nesta semana.

A NESCAU® Megarampa será transmitida ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular. A MC Maria Joana Aguiar e o DJ Wagner Barbeiro têm a missão de agitar a galera durante o evento.

Bob Burnquist domina os dois primeiros anos - Maior nome do skate brasileiro e responsável por trazer a Megarampa ao País, Bob Burnquist, foi o nome de maior destaque nas duas primeiras edições.

Em 2008, o carioca radicado em San Diego, nos Estados Unidos, foi ovacionado pelos espectadores a cada descida, encaixou suas tradicionais manobras e venceu, somando 178 pontos. Bob também levou a melhor na "Expression Session", devido a uma manobra indy 540º (forma de se pegar no skate com giro de 540 graus) e um switch stalefish 360º (forma de se pegar no skate com giro de 360 graus com a base invertida).


Jake Brown foi vice nas duas edições anteriores

Jake Brown foi o segundo colocado, seguido por Andy MacDonald, Buster Halterman, Rob Lorifice e Adam Taylor. No ano seguinte, outro show de Bob Burnquist, com Jake Brown novamente na segunda posição. Adam Taylor, Rob Lorifice, Pedro Barros e Pierre Luc-Gagnon completaram os seis primeiros lugares.

A NESCAU® Megarampa 2011 é apresentado por Redecard, com patrocínio principal de NESCAU®, além de Clube Social, Hawaiian Dreams (HD), Prefeitura Municipal de São Paulo, 3M, Minds - English School e Chiclets Evolution. O apoio é da Yamaha. A realização é da Brasil1, MaxSports, ZooBamboo do Brasil e MRE. A supervisão técnica é da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Outras informações:
- Site NESCAU MEGARAMPA
- Facebook NESCAU MEGARAMPA
- Twitter NESCAU MEGARAMPA

Vinícius Cabral - Mtb.: 47.121
E-mail: vinicius@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: ZDL COMUNICA

Imagens do Wild in the Street em São Paulo

Em 19 de junho de 2011, o skate invadiu as ruas de São Paulo, no Wild in the Street.



Essa foi a cobertura do encontro feita por Franklin Medeiros, para os blogs CampeonatosdeSkate e Veteran Skate - divirtam-se.



Imagens: Franklin Medeiros
Foto: Emerica

O Mapa da Mídia - Apresentando os Skatistas - Parte 0

A Prodecks serie Diamond com a exposição dos shapes customizados não para, afinal já fizemos mais de 43 exposições difundindo a comercialização e vendagem do shape promodel (produto assinado por um skatista profissional), distribuição de mais de 16.000 revistas Tribo Skate incentivando a leitura direcionada, além de fazer expos associadas aos mais variados formatos, com música, arte, encontros entre skatistas, micro-eventos e eventos de grande porte, sempre trazendo aos visitantes da exposição um pouco do universo do skate. É campanha de verdade, em diversas formas de manifestações, trabalhando em prol de melhorias para o skate.


Nicolau por Alemão

E justamente por esse motivo à Prodecks está sempre em fase de mutação. Agora a Prodecks iniciou uma série de eventos de skate associados à exposição começando pela cidade de São Caetano do Sul com o Mapa da Mídia. Um Game of Skate onde todos os finalistas tiveram como prêmio, visibilidade em algumas mídias do skate nacional, revelando esses novos skatistas que em sua grande maioria não tem oportunidade de apresentar seu potencial como skatista. Esse é mais um passo na trajetória da campanha que busca um só objetivo. O crescimento do skate dentro de nossa sociedade e nossa recompensa o fortalecimento do esporte.


Nicolau - Croocked Ricardo por Kafka

Só quem conseguiu os mapas sabia onde estava o tesouro!!! Alex “PitBull”, Alexandre Calado “Testa”, Alexandre Grecco “Nicolau”, Nathaniel Pereira, Rafael Moreira “Gordo”, Ricardo Heidi “Dinho” e Victor Cardoso participaram, e agora apresentamos todos estes skatistas 1 a 1 através de perfis diários...


Nicolau - Grind por Bassildo

Por: Alessandro McGregor


 
 
 

Revista 100% Skate Edição 29 Ano 16



CAPA

Akira Shiroma, frontside smithgrind
Foto: Fabiano Lokinho

Matérias Principais

Danilo Cerezini — O Bom Soldado
Texto: Douglas PrietoNuma fase em que o Skate está inserido em diversos campos, e consequentemente com variadas oportunidades de crescimento, um seleto grupo de skatistas se mostra pronto para qualquer novo desafio, sem temer as novas frentes.

David Gonzales — Em Nome do Metal
Entrevista: Marcelo Viegas Fotos: Pablo Vaz
O pequeno David Gonzales já não é mais tão pequeno assim. Esticando a cada dia, como todo adolescente, o skatista nascido na Colômbia não cresce apenas na estatura: seu skate também segue na mesma proporção.

Tinha um Galpão na Beira da Estrada…
Texto e Fotos: Ivan Cruz

Em um dia, como todos os outros, os skatistas Rodrigo Maizena e Silas Bisteca circulavam pela cidade a procura de picos. Neste dia comum, algo incomum chamou a atenção dos dois amigos, ao percorrer a rodovia que corta parte da região oeste de São Paulo. Eles avistaram um galpão, um imenso galpão.

Trilha Sonora — One Step Beyond (Adio)
Por Douglas Prieto

Lançado em 2001, tem quase uma hora de duração, muitos skatistas e dezenas de músicas refletindo em video uma fase de megalomania vivida pelo skate, quando as revistas americanas, especialmente Transworld Skateboarding, passavam fácil das 250 páginas. Nessa época de fartura, a Adio Footwear lançou “One Step Beyond”.

Concha

David Bazan – Strange Negotiations [Barsuk Records]
Rancore – Seiva [Deck]
Castilho e Zimun – Alcançando o céu com os pés no chão [Serrasônica]

Colunas

Calçada (Douglas Prieto) — Sábado, 14h30
C’est La Vie (Rodrigo K-b-ça) — Estilo como Referência
C’365 (Fabio Amad Bitão) — Escorregou, Caiu, Machucou

Acesse: CEMPORCENTO

Preconceito ainda persegue skate no País

Apesar dos quase 4 milhões de praticantes no País, de possuir grandes nomes no cenário mundial - como os campeões Sandro Dias, Bob Burnquist ou Karen Jonz - e abrigar competições importantes, como o Arnette Tribanks Challenge (hoje, a partir das 10h00, no Parque Cittá di Marostica, em São Bernardo), o preconceito ainda persegue quem anda de skate. Principalmente aqueles que trocam as pistas pelas ruas.



"Sempre as pessoas ficam ressabiadas e muitas vezes chamam a polícia. Talvez achem que estamos destruindo o patrimônio público, quando queremos apenas nos divertir", relatou o skatista Rafael Lima, 20.

Karen Jonz, 26 anos, campeã dos X-Games (2008) e duas vezes eleita a skatista do ano (2006 e 2007), desaprova a incompreensão com que o esporte é visto. "Algumas vezes, por causa de um menino mal-educado com um skate na mão, generalizam para todos os outros, sendo que mal-educados podem ter em qualquer lugar".

Entretanto, de acordo com quem lida com o esporte há muito tempo, a discriminação contra a modalidade e seus praticantes diminuiu consideravelmente nas últimas décadas.

"Estamos cada vez mais perdendo esse rótulo, graças à profissionalização do esporte, a qualidade dos eventos - o de hoje, em São Bernardo, dá R$ 4.000 em prêmios e passagem para os Estados Unidos - e a programas socioeducativos em que o skate está envolvido", afirma o presidente da Federação Paulista de Skate, Roberto Maçaneiro, 32 anos.

Um destes projetos citados por Maçaneiro é a ONG Skate Solidário, que atua em São Bernardo desde 2006.

Marcelo Índio, 46 anos, presidente da ONG, conhece bem esse outro lado do esporte. "No começo da ONG, quando tentei levar o skate para as escolas, um diretor disse que não aceitaria um esporte de vagabundos".

Segundo Maçaneiro, a classe B é maioria entre os skatistas brasileiros.

Região é celeiro de grandes skatistas

"Sem sombra de dúvida, que o Grande ABC é polo nacional do skate". É assim que o presidente da Federação Paulista da modalidade, Roberto Maçaneiro, se refere à região.

Maçaneiro conta que grandes skatistas saíram das sete cidades. O principal deles é o andreense Sandro Dias, pentacampeão mundial.

O dirigente aprova as pistas do Grande ABC. "Santo André e Mauá têm boas pistas, sem contar a de São Bernardo, que é espetacular". Maçaneiro refere-se ao Parque Città di Marostica, que conta com a maior pista pública de Street Park da América Latina.

Rafael Lima anda todos os dias no Espaço Jovem, em São Caetano, e também aprova o local usado para a diversão.

Para Marcelo Índio, da ONG Skate Solidário, as pistas de bairro carecem de reformas. "As centrais são boas. Porém, as menores estão bem malcuidadas", declarou

Fonte: DIÁRIO DO GRANDE ABC